Westworld | S02E03: Virtù e Fortuna (Review com Spoilers) "Existe beleza no que somos, são devemos tentar sobreviver?"

Westworld s02e03 Review Woo Who

Dirigido por Richard J. Lewis, Virtù e Fortuna é terceiro episódio da atual temporada de Westworld. O capítulo nos levou a novos lugares dentro do parque, com uma surpreendente introdução que promete ser combustível para parte do desenvolvimento da trama. Nela, vemos um safari de caça, onde dois novos personagens estão se preparando para partir ao encalço de um tigre de bengala, quando os anfitriões que os cercam passam a sair da narrativa esperada e matar os visitantes. Nessa sequência acontece uma reflexão sobre verdades, onde Grace (Katja Herbers) coloca em cheque a humanidade de seu parceiro, questionando a existência de um anfitrião que fosse programado para pensar que é humano, o que pode ser uma referência direta ao Bernard (Jeffrey Wright) ou algo mais. Interessante observar que o limite do safari é a margem oposta do lago que Dolores (Evan Rachel Wood) vislumbra na temporada anterior.

Contar a história em linhas temporais diferentes é um recurso que a série usa muito bem para construir expectativas, ver o Bernard reencontrando a Charlotte (Tessa Thompson), só aumenta o interesse sobre os acontecimentos nesse espaço de tempo em branco que ainda temos entre passado e presente, sendo o Bernard um ponto de ligação entre os dois momentos. A busca por Peter Albernathy (Loius Herthum) continua, descobrimos nesse episódio que as informações contidas no anfitrião podem ser mais nocivas do que o esperado.

A jornada de Dolores também continua, com o objetivo de organizar um exército que possa enfrentar as unidades de controle do parque e ir além dele, dominando também o mundo externo. A cada episódio a personagem toma atitudes mais duras para conseguir alcançar seus propósitos, distanciando-a da forma como ela foi apresentada na temporada anterior. Apenas quando ela encontra o Peter, seu pai em narrativas anteriores, temos um pequeno momento da Dolores dos primeiros episódios. A forma como Evan consegue sair de um personagem a outro é de arrepiar. Dolores reencontra Bernard, o que muito provavelmente tem ligação com a primeira cena da temporada, e aos poucos o quebra-cabeça começa a tomar forma. Clementine (Angela Sarafyan) está de volta, em uma versão lobotomizada que serve para nos lembrar da violência imposta a essa anfitriã. Teddy (James Marsden) sempre obediente à Dolores, acaba cometendo um deslize ao não cumprir uma ordem de execução, o que pode indicar que ele está se tornando livre das diretrizes de seu personagem, ou tão preso a elas que não consegue deixar de agir como um herói.

Em outra parte do parque, Maeve (Thandie Newton), dá seguimento à busca por sua filha, ao lado de Hector (Rodrigo Santoro) e Lee (Simon Quarterman). Descobrimos que nem todos os anfitriões são suscetíveis às ordens de Maeve, quando o grupo encontra uma série de nativos que não a obedecem, obrigando-os a fugir para o subterrâneo do parque. Um diálogo entre Lee e Hector mostra o quanto o anfitrião está preso a uma narrativa, uma vez que segue ainda a linha de diálogo escrita por Lee, não conseguindo nem deixar de seguir sua programação, nem entender os motivos pelos quais a continua seguindo. Rodrigo Santoro se destaca em atuação nesse episódio, interpretando através de expressões que externam seu desconforto e cumplicidade. Temos mais um reencontro, quando Armistice (Ingrid Bolsø Berdal) reaparece com um novo braço, e dois velhos conhecidos, Lutz (Leonardo Nam) e Sylvester (Ptolemy Slocum). Ao fim, quando os personagens voltam a superfície, encontramos um terceiro cenário do parque, que a contar pela reação de Lee, promete ser ainda mais violento.

O Homem de Preto não aparece nesse episódio, nos resta a curiosidade sobre as duas linhas temporais e uma reflexão sobre quais dos anfitriões estão realmente libertos, ou seguindo apenas a ultima narrativa deixada por Ford. Westworld é exibida aos domingos pela HBO, e está também disponível no serviço de streaming do canal.

 

 

 

Para mais informações sobre Westworld, curtam e sigam as nossas Redes Sociais.